Fundação do GT História das Religiões e Religiosidades


A ANPUH-RS - Associação Nacional de História/Seção RS - conta agora com um Grupo de Trabalho que estuda a História das Religiões e Religiosidades (GTHRR-RS). O GT, fundado no dia 5 de março, último, na sede desta associação, em Porto Alegre, é formado por estudantes e professores de graduação e pós-graduação originados de diversas universidades e instituições de pesquisa e visa promover e partilhar o debate e a reflexão teórico-metodológica em torno dessa linha temática.

A proposta da criação estadual do GTHRR vinha sendo discutida desde o ano passado por pesquisadores de várias regiões do estado reunidos no Encontro Estadual de História. No ato da fundação encontravam-se presentes a Profª Drª Gizele Zanotto (UPF - Catolicismo), a Profª Drª Marta Borin (Museu Sacro de Santa Maria - Catolicismo), Profª Histª Ana Paula dos Santos (PUCRS - arte sacra), Profª Liziane Zimmer (IPA - Paganismo), Prof. Gabriel Brasil (FAPA - Umbanda), Prof. Bàbá Hendrix Silveira (FAPA - Africanismo), Acad. Rafael de Mello (FAPA) e Acad. Marcos dos Santos (FAPA - Catolicismo), que além de promulgarem a Ata de Fundação, também deliberaram estratégias de divulgação, reuniões administrativas e de discussão de textos que serão realizadas trimestralmente, além de outras questões.

Nesta reunião foram escolhidos por aclamação a seguinte composição da coordenação:

Coordenadora: Profª Drª Gizele Zanotto (UPF)
Vice-Coordenadora: Profª Drª Marta Borin (Museu Sacro de Santa Maria)
Primeiro Secretário: Prof. Gabriel Brasil (FAPA)
Segundo Secretário: Profª Histª Ana Paula dos Santos (PUCRS)

Também foram escolhidos representantes regionais do GT para ser contato de referência em cada região, agregar informações de publicações, defesas de trabalhos e eventos via Grupo Google e blog:

Porto Alegre e Região Metropolitana: Profª Liziane Zimmer (liziane_zimmer@yahoo.com.br)
Noroeste (Passo Fundo): Profª Drª Gizele Zanotto (gizelezanotto@hotmail.com)
Centro (Santa Maria): Profª Drª Marta Borin (mrborin@gmail.com)
Serra (Caixias do Sul): Profª Drª Cristine Fortes Lia (UCS)
Sul (Rio Grande): Prof. Dr. Dário de Araújo Lima (FURG)

Os encontros serão trimestrais, sendo que o próximo se realizará no dia 11 de junho na sede da ANPUH-RS em Porto Alegre, e o seguinte será em Passo Fundo, no dia 01 de outubro. O GT pode ser integrado por qualquer pesquisador interessado. Os encontros são abertos e para participar basta entrar em contato com um dos representantes regionais ou com o secretário, Prof. Gabriel Brasil (gabrielbrasil00@hotmail.com).


Comentários

eu disse…
Hendrix,
Desculpe pela indelicadesa, mas por que vc se intitula Hendrix de Orunmilá? Ninguém é feito de Orunmilá ele é o guardião dos segredos, nem mesmo os Babalawos se dizem de Orunmilá. Não leve para o lado pessoal, mas achei que deveria te dizer isso
A religião de matriz africana se estruturou de forma diferente no Rio Grande do Sul.
Os africanos que foram escravizados em nosso estado, ao estruturarem o Batuque a partir da religião tradicional africana, tiveram que unificar cultos sob um Orixá, provavelmente para que o culto não se extinguisse. Assim os Orixás Obokun, Dakun, Jobokun e Orunmilá, por serem Orixás Funfun, foram agregados como Oxalá, com isso passível de iniciações.
Eu fui iniciado para Oxalá Orunmilá, por isso carrego Orunmilá ao meu nome. Os babalawôs nigerianos são pessoas escolhidas por essa divindade para serem iniciadas à Ele e aprenderem seus segredos. Uma correspondência disso (salvaguardando as proporções)acontece no Batuque. A diferença é que estes babalawôs agregam o nome de Orunmilá ao seu orukó como por exemplo Ifatosin, Ifagbaiyin, Ifadipe, Ifaconile, Fatunbi...

Axé
Unknown disse…
Gostei da novidade,moro em Porto Alegre e não conheço ANPUH onde acontecem estas reunioes?Divulgue o endereço.Um abraço
Rosangela
A Associação Nacional de História – Seção Rio Grande do Sul (ANPUH/RS) fica na Rua Caldas Júnior, nº 20 – Sala 24 – Centro - Porto Alegre
Rio Grande do Sul. Mas para saber quando serão os encontros lá deves ligar para os números sugeridos na matéria.

Axé

Postagens mais visitadas deste blog

Por que os batuqueiros não comem arroz com galinha?

QUEM É KAMUKÁ?

RÚBỌ ÒRÌṢÀ - As Oferendas na Religião Afro: usos e sentidos