Curso EaD de Teologia de Matriz Africana

A Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana (ESTEF) promove no segundo semestre do ano de 2020 o Curso de Teologia de matriz africana na modalidade EaD (Ensino à Distância). O curso tem por objetivo entender a História e a Teologia das Tradições de Matriz Africana. Busca compreender como essa tradição sofreu a sua destituição epistemológica; atribuir sentidos e propósitos aos rituais a partir de uma reflexão teológica fundamentada numa epistemologia interdisciplinarizada, afrocentrada e pós-colonializada; dar-nos a conhecer a história dessa tradição, desde suas origens africanas até a reestruturação local; auxilia tanto pesquisadores sobre o tema quanto profissionais na área de educação, sobretudo no campo da Teologia, das Ciências da Religião e do Ensino Religioso; assim como municiar os vivenciadores que, devido à perseguição histórica, acabaram por ter seus saberes ancestrais destituídos com o epistemicídio engendrado pelo colonialismo.
 

Metodologia: O curso transcorrerá do seguinte modo: serão oferecidas dez lições através da plataforma de Ensino Virtual Moodle. Cada lição contará com uma introdução, com subsídios para o estudo e aprofundamento e uma atividade. A cada quinze dias será oferecida uma lição.

Docente: Hendrix Silveira é Doutor em Teologia, área de concentração Teologia Prática e Mestre em Teologia, área de concentração Teologia e História, pelas Faculdades EST. Especialista em Ciências da Religião pela Universidade Cândido Mendes. Possui licenciatura em História pela Faculdade Porto-Alegrense. Tem experiência na área de História, Ciências da Religião e Teologia, com ênfase em Religião Afro-Brasileira, estudos pós-coloniais e afrocentricidade, atuando principalmente nos seguintes temas: História da África, do Brasil e do Rio Grande do Sul, História das Religiões, Ensino Religioso, religião afro-brasileira, Batuque, negro, teologia e filosofia africana e afro-brasileira, Direitos Humanos e educação antirracista. Integra o grupo de pesquisa Identidade Étnica e Interculturalidade (EST). É Bàbálórìṣà da Comunidade Tradicional de Matriz Africana Ilé Àṣẹ Òrìṣà Wúre.

Duração: 60h

Investimento: Curso completo + certificado = R$ 80,00. ***PAGAMENTO POR DEPÓSITO BANCÁRIO***

a) PREENCHA A FICHA NO LINK ABAIXO: 

b) FAÇA O DEPÓSITO NUMA DAS CONTAS ABAIXO
Titular: FUNDAÇÃO SÃO LOURENÇO DE BRÍNDISI
CNPJ da Fundação: 05.536.330/0001-10

Banco Banrisul - Agêcia: 0065       C/C: 068510310-6

Banco do Brasil - Agência: 2814-2      C/C: 90417-1

c) ENVIE O COMPROVANTE DE DEPÓSITO POR E-MAIL OU WHATSAPP
secretaria@estef.edu.br
(51) 9.9107-2640

ATENÇÃO: ÚLTIMAS VAGAS PARA INSCRIÇÃO

AULAS INICIAM DIA 07/08/2020

Comentários

Emptiness disse…
Poderiam ofertar esse curso novamente?
Andrea disse…
Terá esse curso de novo?
Biomédica Elly disse…
Oi, gostaria de fazer o curso se possível. Ainda é ofertado?

Postagens mais visitadas deste blog

Por que os batuqueiros não comem arroz com galinha?

QUEM É KAMUKÁ?

RÚBỌ ÒRÌṢÀ - As Oferendas na Religião Afro: usos e sentidos