Ilê Oxum Docô tem nova consultora

O Ilê Oxum Docô é uma casa de culto aos Orixás conhecida internacionalmente. Devido a grande procura por parte do público, o Ilê possui um quadro de consultores semelhante ao o que ocorre nos grandes templos africanos, e a mais nova integrante desse quadro é Ìyá Patricia de Ọya.


Ìyá Patricia de Ọya é descendente de uma linhagem de mulheres negras sacerdotisas do culto aos Orixás. Sua avó, Mãe Wilma de Yemọjá,  foi uma conhecida Mãe-de-Santo no município de Viamão e sua mãe, Itacira de Xapanã, tem mais de 50 anos de vasilha. Ìyá Patricia foi iniciada por Pai Pedro de Oxum Docô em 2006, recebendo seus axés em 2009 devido a grande dedicação e fé no culto aos Orixás.


Além de consultora no Ilê Oxum Docô, Ìyá Patricia também é a Ìyákékeré do Ilé Àṣẹ Òrìṣà Wúre, casa de culto aos Orixás que fundou ao lado de seu marido Bàbá Hendrix de Ọ̀rúnmìlà, e está estudando para prestar vestibular na área de Filosofia. Especialista em problemas amorosos - talvez até por influência de sua Orixá, Ọya Nikẹ -  Ìyá Patricia atende todos os dias com hora marcada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que os batuqueiros não comem arroz com galinha?

QUEM É KAMUKÁ?

RÚBỌ ÒRÌṢÀ - As Oferendas na Religião Afro: usos e sentidos